Desenvolver um produto inovador e excepcional sem investir na embalagem é, muitas vezes, apenas vender um objeto que não será lembrado ou recomendado, pois a marca não se fixou na mente do
consumidor. Pensando nisso, vale a pena limitar a experiência do cliente “economizando” no branding (construção de marca) exposto na embalagem, nesta que ocupa prateleiras e concorre de maneira visual com outros produtos semelhantes?
Creio que já conhece a resposta! É não!
E é por isso que vamos te ajudar na organização desse processo, para que o primeiro contato do consumidor com o produto aumente o potencial de ser um sucesso.
Passos para o desenvolvimento da marca na embalagem:
1- Saiba com quem está falando
Para despertar o desejo no cliente precisamos saber o que ele gostaria de ouvir. Entender a comunicação que vai fazê-lo querer tocar e sentir o seu produto em mãos dependerá do estudo de informações sobre o público destinado.
2- A embalagem deve transmitir o valor
Seu produto é de alto valor? Então sofisticação e refinamento nos detalhes são características que podem dizer sobre o produto através da embalagem. Juntamente, expresse a diferenciação do que está vendendo comparado a outros mesmos produtos, gerando no consumidor não somente uma identificação como a sensação da escolha certa, ao selecionar um produto que considera único.
3- Uma marca com comprometimento e comunicação objetiva
A união da objetividade e comprometimento certamente favorecem a escolha do seu produto pormeio da economia de tempo: ninguém quer gastar seu tempo para tentar entender o que poderia ser passado de maneira mais objetiva, e tão pouco querem se envolver com uma marca que não tem responsabilidade no processo de vendas e pós-venda. Pontue essas 2 características na sua empresa.
4- Sustentabilidade
A melhor experiência na embalagem também é transmitida quando o consumidor se depara fazendo a escolha certa: selecionando um produto eco-friendly. Crie projetos sustentáveis para ganhar
respeito e a preferência de seu público alvo, você pode utilizar embalagens plásticas que podem ser reutilizadas ou recicladas como o PVC, por exemplo.
5- Padronização visual
Se vermos uma maçã mordida estampada em uma caixa, pensamos que ali há um produto da Apple. Uma padronização visual de sucesso é feita com muito investimento na marca e seus benefícios são vários, vamos seguir com o mesmo exemplo da Apple: ninguém diz que tem um smartphone quando adquire um aparelho da marca, e sim um Iphone porque o iphone não é “mais do mesmo”, é uma experiência. Uma maçã mordida é uma experiência.
O patrimônio de todas as empresas é a marca, já dizia a especialista de marketing digital Mônica Lobenschuss, e “marcar” a embalagem dos seus produtos com os valores da sua empresa conversando com as necessidades do público correto é “tiro certeiro” para vendas.
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